Leia Aqui
recent

Qual a diferença entre PARAR e ESTACIONAR o veículo?

Creio que a maioria dos motoristas sabe identificar e distinguir as placas de proibido parar e proibido estacionar, mas muita gente não sabe o que significa PARAR e ESTACIONAR.

Placa de Estacionamento Regulamentado. Permite ao condutor estacionar na via, trecho ou área regulamentada. Quando anexa placa complementar, assinala que a permissão é restritas aos dados ali determinados.
De fato, é comum observarmos veículos com motores desligados, às vezes com motoristas dentro, em locais onde a sinalização de trânsito indica Proibido Estacionar.

Placa de Proibido Estacionar. Determina ao condutor a proibição do estacionamento no trecho abrangido pela restrição.

O Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define PARADA como imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros”.

Por sua vez, ESTACIONAMENTO é definido como “imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros”.


Placa de Proibido Parar e Estacionar. Proíbe ao condutor parar, ainda que por pouco tempo, mesmo em operações de embarque de desembarque.
Ou seja, se ninguém está embarcando ou desembarcando no veículo imobilizado na via, o veículo está ESTACIONADO, segundo o Código. Portanto, nos locais onde é proibido ESTACIONAR, não vale a desculpa “estou no carro esperando fulano ou beltrano...”.

Parar o veículo em local e horários proibidos pela sinalização é infração média, sujeita à multa (art. 182, inciso X, CTB).

Por sua vez, estacionar o veículo em locais e horários proibidos é infração grave, sujeitando-se à multa e à remoção do veículo (art. 181, XIX, CTB).

Quer saber mais sobre as placas de regulamentação, clique aqui.


administrador

administrador

Tecnologia do Blogger.